Canal de denúncias

A Rede Dino é Comprometida com a ética e integridade em todos os processos.

O Canal de Denúncias da Rede Dino pode ser utilizado por qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, que queira reportar um caso de suspeita ou violação

Os relatos são registrados por uma empresa independente e encaminhados para a equipe responsável pelas apurações.

As informações são tratadas com sigilo e confidencialidade. Em nenhuma circunstância haverá intimidação nem retaliação ao denunciante.

Após o recebimento, os relatos são avaliados internamente e classificados de acordo com categoria e criticidade.

Disponibilizamos um canal específico para denúncias de compliance

Aqui, você pode relatar práticas que violam nossas políticas de forma transparente, ajudando-nos a manter altos padrões éticos em todas as nossas operações.

Perguntas Frequentes

Tem dúvidas sobre o Canal de Ética da Rede Dino? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes.

Quem pode denunciar ou reclamar?

Colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, fornecedores, clientes e comunidade em geral.

A denúncia pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com seu gestor ou gestora ou com a supervisão responsável pela pessoa autora do incidente antes de realizar a denúncia.

Caso você não saiba quem é ou não se sinta confortável ou queira manter seu anonimato, reporte através do Canal de Ética.

É importante descrever de forma detalhada os fatos ocorridos e as pessoas envolvidas na situação. Recomendamos anexar documentos que facilitem o entendimento do relato e, antes de denunciar, colete o máximo de informações sobre a infração para ajudar no processo de investigação. Confira alguns exemplos:

● Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima) e matrícula

● Local do ocorrido (usina, terminal, escritório) e cidade/estado

● Testemunhas

● Datas

● Detalhamento dos fatos

● Empresas, departamentos ou áreas envolvidas

● Documentos ou contratos relativos à violação

● Qualquer informação adicional

Os itens acima não são obrigatórios para fazer uma denúncia, mas ajudam a agilizar o processo de apuração.

Você pode anexar ao seu relato arquivos de fotos, documentos, gravações de áudio ou vídeo ou outros arquivos que desejar.

Mesmo se você não for diretamente afetado ou afetada pela situação que descumpra o Código de Ética, não a ignore e relate para contribuir na construção e na manutenção de um ambiente mais ético.

As denúncias podem ser anônimas?

Sim. Todos os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso queira se identificar, saiba que sua identidade será preservada. Vale tomar o cuidado de não comentar sobre o assunto com ninguém.

Não. O nome da pessoa denunciante é preservado e restrito à área de auditoria.

Não. O tratamento dado à situação será seguro e confidencial.

Sim. Todos os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso queira se identificar, saiba que sua identidade será preservada. Vale tomar o cuidado de não comentar sobre o assunto com ninguém.

Quem recebe minha denúncia?

Sempre que você envia seu relato, o conteúdo é recebido por uma equipe jurídica interna e especializada, que faz a análise das informações. As denúncias são disponibilizadas apenas para as áreas internas responsáveis pelo processo de gestão e apuração das denúncias, que devem propor a solução adequada.

Consultar o resultado da denúncia só é possível com o fornecimento de e-mail no registro do Relato. 

Nos casos de denúncias anônimas, recomendamos a criação de um e-mail “genérico” como girassol5@gmail.com , em que não apareça o nome do denunciante, apenas para este objetivo.

Anote os dados de acesso do e-mail e em até 48hrs do momento do registro da denúncia, você receberá um retorno. 

Através do e-mail você poderá receber e responder a eventuais perguntas necessárias para a investigação.

Não. Você pode acompanhar seu relato, mas não há dados detalhados a respeito das ações que estão sendo tomadas, justamente para preservar as investigações. 

O tempo varia de acordo com a complexidade da situação relatada. Certas situações podem ser tratadas em poucos dias, enquanto outras demandam um tempo maior. É importante ressaltar que todos os relatos são avaliados e acompanhados até sua conclusão.

Quais são as medidas tomadas?

Se a denúncia for constatada como procedente, as medidas disciplinares cabíveis serão aplicadas.

Para garantir a confidencialidade e a segurança do Canal de Ética, nenhum detalhe específico sobre a condução dos trabalhos de investigação será compartilhado com você.

Qual tipo de denúncia deseja fazer?